sábado, 25 de outubro de 2008




PREFEITURA DE CAXIAS DO SUL
COORDENADORIA DE COMUNICAÇÃO

CENTRO DE CULTURA SEDIA EXPOSIÇÃO "H.U.M.A.N.O. FRAGMENTOS" DE MARCOS COUTINHO


A Secretaria Municipal da Cultura promove a partir da próxima terça-feira (28) a Exposição “H.u.m.a.n.o. Fragmentos” de Marcos Coutinho na Sala de Exposições do Centro de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho. A abertura da mostra está marcada para às 20h.
Marcos Coutinho, natural de Rio Grande, formado em Educação Artística Lic. Plena Habilitação Artes Plástica pela Furg, pós-graduado em Ed. Inclusiva e formado em Desenho pela Escola de Belas Artes, onde também foi professor de Desenho e Pintura durante seis anos. Hoje atua como professor de Artes na rede municipal de Caxias do Sul.

O autor já expôs trabalhos em algumas cidades como Rio Grande, Pelotas, Ijuí, Porto Alegre, Santa Maria e Vitória. Participando de exposições individuais, coletivas e alguns salões de arte.
H.u.m.a.n.o. Fragmentos - As obras que serão apresentadas nesta exposição fazem parte de uma pesquisa formal embasada em experiências cotidianas e questionamentos pessoais acerca do ser humano, a qual começou em meados do ano de 2002, intitulada H.U.M.A.N.O. (história, único, morte, amor, nascimento, opção).
A partir desta sigla iniciou-se todo um discurso visual, tendo o desenho e a colagem como meio para a criação de um ambiente de discussão sobre o ser humano contemporâneo, seus anseios, suas angústias e frustrações frente a todas a mudanças da sociedade.
Para execução destes trabalhos não foram utilizados materiais convencionais como papeis próprios para desenho ou tintas específicas para pintura em tela, o suporte utilizado foi o papelão, aquele mesmo que é encontrado nas ruas, utilizado para confecção de embalagens para proteger objetos caros, e que depois é descartado.
A opção por este material se deu porque ele tem muito em comum com o tema abordado: a questão da efemeridade do ser humano, que hoje, mais do que nunca, é um ser descartável, de uma sociedade fútil e individualista, que prega o progresso a qualquer preço sem levar em conta as vidas que são sacrificadas para isso.
Outros materiais como arames, latas, madeiras e objetos ajudam a compor este discurso visual, cheio de pequenos detalhes, fragmentos de uma história que está em permanente transição.
Marcos CoutinhoCuradoria: Mona Carvalho




Exposição “H.u.m.a.n.o. Fragmentos” de Marcos CoutinhoAbertura: 28 de outubro – terça-feira - 20hPeríodo: 29 de outubro a 30 de novembro de 2008Local: Sala de Exposições do Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho

Nenhum comentário: